Um resumo sobre o que é o Zouk.

10/08/2011 03:38

 

Dança de salão totalmente brasileira desenvolvida a partir da evolução da lambada, no final dos anos 1980. Fora do Brasil é dançada de forma diferente ou somente com troca de peso, o que chamamos de dançar em tempo ou se dança solto como em baladas de pop, tecno, black, hip hop e outros. No Brasil, o Zouk é dançado com movimentos contínuos, com muita liberdade melódica, o que permite uma grande explosão de criatividade e estilos diferentes.

 

Pesquisas informam que a palavra significa festa no idioma créole, que mistura o francês com dialetos africanos, com influência inclusive da língua portuguesa.

 

De acordo com as informações que se coincidem, o zouk é um ritmo musical latino originário da parte francesa do Caribe, principalmente nas ilhas de Guadalupe, Martinica e San Francisco. Sofreu forte influência rítmica da música árabe e das batidas africanas, sendo que no início era cantada em creolé  depois em outros idiomas como o francês, inglês, português de Portugal e hoje temos alguns com o português do Brasil.

 

O zouk e outros ritmos latinos como o merengue e a cúmbia chegaram ao Brasil por meio de ondas médias e curtas que eram captadas pelas rádios do Pará pela proximidade geográfica.

 

E por conta dessas captações, no final dos anos 80 do século XX, surgiu a lambada, que teve sua origem no estado do Pará com a mistura de ritmos latinos com a guitarrada que era a música eletrônica da moda misturada com o carimbó (mistura de dança indígena, africana e lusitana). De início o nome lambada era em relação aos movimentos das saias e aos ritmos mais vibrantes, mas depois acabou se tornando o nome do novo ritmo.

 

Segundo Chico Peltier, a Lambada foi lançada no Brasil através do carnaval da Bahia na época em que os trios elétricos lançavam uma moda diferente a cada ano, mas a música já tinha sofrido algumas alterações em relação ao estilo desenvolvido no Pará. Especificamente na cidade de Porto Seguro foi que a dança criou suas raízes e faz questão de manter a dança como parte da cultura da cidade, sendo praticada e muito admirada até hoje.

 

O zouk praticado atualmente no Brasil também é chamado de zouk lambada ou lambazouk, porque nada mais é do que a evolução da lambada que no seu auge era tocada em várias lambaterias junto com outros ritmos caribenhos como o zouk, o merengue e a rumba flamenca através da Banda Gipsy Kings.

 

A dança continua com a sua evolução por conta da grande variedade de músicas associadas como o reggaeton, RNB, hip hop, pop, músicas árabes modernas, alabinas, o new age, entre outras.

 

Fontes: www.confrariadozouk.com.br e www.zoukpassion.com.br